martes, 30 de agosto de 2011


Oi pessoal...
Esta vez quero compartilhar acerca das dificuldades que muitas vezes temos para viver novas etapas e realidades.
Tudo o que somos é, em termos gerais, a somatória de experiências, convicçoes, caráter e personalidade. Além disso, podemos somar outro elemento muito importante que é a nossa "cosmovisao", que é a responsável por fazer a leitura dos eventos que nos ocorrem e digerir-los, produzindo aquelas coisas que serao sempre coerentes com os modelos que temos interiormente.
Quando qualquer coisa acontece conosco, logo esses "arquivos" interpretam o evento e geram os sentimentos e as reaçoes que temos. Sair desse "esquema" é muito difícil e particularmente, creio que só é possivel dentro do contexto de uma intervençao divina.
Deus deseja que mudemos, "evoluamos" (e uso esse termo com muito cuidado), mas muitas vezes este processo se vê afetado porque nós mesmo limitamos este raio de açao divino.
Me explico. Vejo isso todo dia, seja na religiosidade, no tradicionalismo, em gente que nao se dá conta que aquilo que Cristo conquistou na cruz por nós nao pode e nao deve levarnos a desejar novamente a escravidao daquela velha vida distante de Deus que tínhamos anteriormente.
No entanto, é curioso ver e perceber que o discurso é outro. A mensagem é o da liberdade em Cristo, mas a vida continua apegada e desejando o cabresto do legalismo, da enfermante esterilidade, do seguir padroes e normas irracionais, motivados por um tradicionalismo que já à muito deixou de ser prático e relevante, como é declarado na Escritura, "nao tem valor algum para refrear os impulsos da carne" (Col. 2.23)
É tao difícil viver a nova vida em Cristo? sim e nao. Nao porque tudo o que tínhamos que fazer foi feito por Ele; foi Cristo quem nos salvou e nos deu esta salvaçao gratuitamente, sem nenhum mérito nosso, sem exigir absolutamente nada de nós, mesmo porque nao teríamos condiçoes de entregar-lhe nada nem de cumprir qualquer requisito necessário.
Nos é dito que nEle somos herdeiros do Reino eterno, vivemos e começamos a desfrutar das delícias celestiais unicamente porque Ele tornou tudo possível através do Seu sacrifício.
Ao mesmo tempo é difícil porque nos custa muito deixar as velhas práticas, os velhos pensamentos, as velhas estruturas, coisas que desde sempre sao e estao com e em nós, e é isso que muitas vezes nos mantém aquém daquilo que podíamos estar vivendo em Cristo.
Eu particularmente continuo orando e clamando que nao seja eu mesmo que me impeça o viver tudo o que meu Deus fez naquela cruz por mim...

No hay comentarios:

Publicar un comentario